09/06/2022

uisa participa de projeto para preservação do rio Sepotuba em Tangará da Serra- MT

Meio Ambiente

O projeto reuniu cerca de 150 voluntários dos setores público, privado e demais membros da comunidade

A uisa, biorrefinaria localizada em Nova Olímpia no Mato Grosso, juntou-se ao esforço da comunidade local para preservação do rio Sepotuba, um dos principais afluentes do rio Paraguai. No Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, foi promovida 17ª edição do projeto Preserve o Rio Sepotuba, organizado pelo Rotary Club Tangará da Serra Centro. “A uisa tem uma forte atuação na preservação de nascentes na região, por isso levamos para o evento mudas de árvores nativas e frutíferas para distribuição e plantio às margens do Sepotuba”, destacou o diretor de Supply & ESG da uisa, Marcelo Contó.

O projeto reuniu cerca de 150 voluntários dos setores público, privado e demais membros da comunidade. Trinta embarcações percorrem um trecho de 17 quilômetros pelas águas do rio Sepotuba entre as estâncias Modelo e Amazônia recolhendo material descartado de forma irregular às margens do rio. Foram coletadas 5,4 toneladas de resíduos entre móveis, latinhas, garrafas de vidro, pneus e outros materiais descartados pelos usuários do rio Sepotuba. “Realizamos um trabalho de formiguinha, buscando conscientizar a população para dar o destino correto aos resíduos. Todo material que estava jogado na natureza será destinado a Cooperativa de Produção de Materiais Recicláveis de Tangará da Serra (Coopertan) e vai gerar renda para 80 cooperados que vivem exclusivamente da reciclagem”, relatou o coordenador do projeto, Carlos Melo, o Carlito do Rotary Club.

Sérgio Aparecido dos Santos, voluntário, participou do evento pela primeira vez e juntamente com o filho de 14 anos realizou o plantio de mudas doadas pela uisa em uma área de erosão às margens do Sepotuba.  “Trouxe meu filho e um amigo dele porque a gente já ajuda a conscientizar e a manter limpo o meio ambiente, não deixar lixo jogado, a plantar árvores. É de criança que vem a educação”, contou.

Além da coleta de resíduos e plantio de mudas, foi promovida a soltura de balões biodegradáveis com sementes de árvores nativas e frutíferas (plantio eólico). 

O rio Sepotuba percorre oito municípios de Mato Grosso.  Além de toda sua biodiversidade e uso para lazer e fonte de alimentação por meio da pesca, o rio recebe um importante projeto em andamento para captação de água, que vai beneficiar os mais de 107 mil moradores do município com fornecimento de água tratada.  A estimativa é reduzir a crise hídrica que ocorre no período de estiagem, quando o nível do reservatório diminui sendo necessário racionar a distribuição.

O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, destacou a importância da preservação do rio Sepotuba e seus afluentes. “O rio Sepotuba vai ser o grande alimentador de água para Tangará da Serra e precisamos preservar toda as margens com mata ciliar e as nascentes dos afluentes Queima-pé, Ararão, Estaca entre outros para que o Sepotuba possa ter água em abundância e de qualidade para abastecer nossa cidade”, pontuou o chefe do executivo municipal. 

A uisa tem apoiado diversas iniciativas de preservação das nascentes com o plantio de mudas em áreas degradadas, recuperação de conectividade de habitats e doações de mudas às comunidades indígenas, comunidade do entorno, empresas públicas e privadas, num esforço para a manter a integridade destes locais, por meio do programa Muda Mundo.

O projeto também contou com apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil Municipal, Polícia Militar e Secretaria de Meio Ambiente (Municipal e Estadual) e outros parceiros locais.

Categoria

Meio Ambiente

Tags

#uisa #esg #meioambiente #sustentabilidade #preservacao

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro das últimas novidades da uisa

divider
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Erro! Sua mensagem não foi enviada.
Site origem