História
Nossa fundação aconteceu em 1980 como uma das maiores produtoras de etanol e açúcar do mundo. Em 2019, mudamos de nome para uisa, e marcamos o início de um novo ciclo. Passamos a ser controlados por investidores financeiros e nos preparamos para nos tornarmos uma biorrefinaria com foco na produção de energias limpas, alimentos e insumos à base de cana-de-açúcar e milho.
Nossa história é destacada por mudanças e reinvenções, porém nunca perdemos nosso DNA, de excelência e inovação nos processos e qualidade nos produtos destinados ao mercado consumidor. Passamos recentemente por um profundo processo de reestruturação operacional e financeiro e hoje vivemos um momento de transformação na maior e mais integrada biorrefinaria do Brasil, em que convertemos matérias-primas vegetais em energia limpa, biocombustíveis, alimentos e insumos, de forma sustentável, próxima a comunidade e com foco no desenvolvimento socioambiental.
Linha do tempo
Instalada em Nova Olímpia, interior de Mato Grosso/MT, a Destilarias Itamarati. Posteriormente, recebemos o nome de Usinas Itamarati. O empreendimento é reconhecido, até hoje, como um dos maiores do setor sucroenergético fora do principal polo de produção, o estado de São Paulo.
Ocorre a primeira safra, a partir do cultivo de 7 mil hectares de cana-de-açúcar, que resultou na moagem de 25 mil toneladas, produzindo 150 mil litros de etanol. Na ocasião, tínhamos uma equipe efetiva de 300 trabalhadores.
Iniciada a colheita mecanizada de cana inteira.
Acontece a primeira expansão da nossa planta, com a instalação da fábrica de açúcar. Nesse ano também iniciamos a produção de energia elétrica a partir da biomassa da cana-de-açúcar, o que nos tornou autossuficientes em energia durante a safra. Após esse período, passamos a nos chamar Usinas Itamarati S/A.
Tem início a colheita mecanizada com cana picada.
A partir deste ano, passamos a comercializar o excedente de bioenergia durante a safra, exportando 8.126,8 MWh para a concessionária estadual.
Em 2006, implantamos o plantio mecanizado, chegando a 58% na safra 2011/2012. Também em 2006, iniciamos a comercialização dos créditos de carbono.
Ampliamos nossa capacidade e passamos a produzir energia também na entressafra para uso próprio.
Atingimos 100% de colheita mecanizada e cana crua.
Recebemos o selo de Reconhecimento do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar.
Fomos outorgados com o Prêmio Qualidade Fornecedores de Ingredientes Coca-Cola.
Esse ano marca a entrada de novos investidores, um novo capítulo em nossa história.
Recebemos as Certificações Bonsucro: considerado o principal padrão internacional de práticas sustentáveis na cadeia da cana-de-açúcar, a certificação Bonsucro (Better Sugarcane Initiative) se tornou o modelo mais utilizado no Brasil para comprovar a qualidade de produção e origem do produto em todo o seu processo.
Rebranding de nossa marca para uisa – Novo significado para a marca e para a Companhia. Passamos a nos posicionar como um forte player de bioenergia, bioprodutos e alimentos, com forte presença em Mato Grosso e no Norte do país, onde somos líderes no mercado de açúcar com a marca Itamarati.
Iniciamos a comercialização dos CBios (Créditos de Descarbonização), uma nova fonte de receita podendo chegar a uma emissão por volta de 200 mil CBios por ano safra.
Iniciamos a comercialização de saneantes e produtos de cuidado pessoal, mais uma iniciativa da estratégia de diversificação.