28/09/2022
Uisa completa 10 anos de certificação internacional de segurança de alimentos na produção de açúcar
InstitucionalA norma FSSC 22000 é uma das mais robustas e exigentes do mercado mundial na indústria alimentícia
A biorrefinaria Uisa, responsável pela fabricação e distribuição do açúcar Itamarati no Centro-Oeste e Norte do Brasil, foi certificada pelo décimo ano consecutivo pela norma de gestão de Sistema de Segurança de Alimentos - FSSC 22000, atual versão 5.1 (Food Safety System Certification) em seu portfólio de açúcar cristal e triturado. A norma, referência mundial na indústria de alimentos, é uma das mais rigorosas ao estabelecer requisitos para identificar riscos e implementar boas práticas de produção, manipulação, armazenamento, transporte, entre outras operações.
“A produção de alimentos nos confere uma grande responsabilidade e completar uma década de certificação FSSC 22000 demonstra que nosso sistema atende as melhores práticas globais de segurança de alimentos, com alto padrão de qualidade. A cada ano, aprimoramos os nossos processos. Recentemente, a companhia lançou a tecnologia blockchain para que os consumidores possam acompanhar toda a cadeia de produção do açúcar Itamarati. São iniciativas que promovem maior confiabilidade em relação ao produto que estão consumindo”, relatou o coordenador de Sustentabilidade da Uisa, Luiz Carlos Machado Filho.
A auditoria externa de manutenção da certificação foi realizada nos dias 14 e 15 de setembro pela Control Union no sistema não anunciado, quando o organismo certificador chega sem aviso prévio para auditar. Com foco no escopo de produção de açúcar cristal e triturado, a certificadora verificou os processos, avaliou procedimentos, ferramentas de monitoramento, rastreamento de lotes de produção, entrevistou funcionários e lideranças. As áreas de produção, utilidades, envase e carregamento foram auditadas no atendimento aos requisitos da norma e requisitos adicionais. Também receberam a auditoria os setores de Suprimentos, Gente e Cultura e Sustentabilidade.
A companhia é certificada pela norma FSSC 22000 desde 2012. Periodicamente, recebe auditorias internas e externas para garantir o atendimento aos requisitos, fortalecendo assim, a oferta de um produto seguro aos consumidores do açúcar Itamarati. Todas as etapas de produção e distribuição são acompanhadas de forma rigorosa pela Equipe de Segurança de Alimentos (ESA) da Uisa. “A ESA é composta por funcionários de todas as áreas envolvidas no processo de produção do açúcar. A dedicação e envolvimento de todos os setores eleva os padrões de controle e análise de riscos. Temos um Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos robusto e amadurecido que proporciona confiabilidade para o consumo do nosso açúcar”, destacou o integrante da ESA, Douglas Macedo.
A Uisa – Com sede agrícola e industrial em Nova Olímpia no Estado de Mato Grosso, a biorrefinaria possui um portfólio diversificado. A cana-de-açúcar, sua principal matéria-prima, é utilizada na produção de açúcar, etanol, saneantes, biomassa e bioenergia. Além desses produtos, a companhia acaba de lançar uma nova linha de alimentos, o achocolatado Itachoc, que apresenta em sua composição 10 vitaminas e minerais e o açúcar mascavo.