14/06/2022
uisa apoia ações do Dia Mundial do Meio Ambiente
Meio AmbienteEm ações nos municípios de Nova Olímpia e Tangará da Serra a companhia doou cerca de 1.100 mudas
A biorrefinaria uisa, que tem entre seus produtos o açúcar Itamarati, atendeu instituições públicas e privadas com doação de mudas nativas e frutíferas para distribuição a comunidade do entorno, proprietários rurais e trabalhadores nos municípios de Nova Olímpia e Tangará da Serra- MT. A iniciativa foi alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho).
“A uisa prioriza essa conectividade com a comunidade do entorno. São parcerias que fortalecem as ações socioambientais em prol de toda a região”, explicou o coordenador do Sistema de Gestão Integrado da uisa, Luiz Carlos Machado.
Em Nova Olímpia, a entrega das mudas foi organizada pelo Departamento de Meio Ambiente e Defesa Civil. O sitiante Geraldo Félix da Cunha foi um dos primeiros a buscar. “Já é o terceiro ano que venho pegar mudas. As primeiras já estão produzindo. Assim como eu ganho as mudas, eu doo as frutas para outras pessoas”, disse.
De acordo com o prefeito José Elpídio Cavalcante, já é possível notar diferença na arborização da cidade. “Você anda por Nova Olímpia e percebe a importância dessas ações, dessa parceria. Tem muitas casas com árvores frutíferas que fornecem sombra e alimentos. Cada árvore plantada, melhora o ambiente”, destacou.
Além da distribuição em datas comemorativas, existe uma parceria de 10 anos com a uisa para recuperação de nascentes no município.
A uisa mantém iniciativas com a comunidade do entorno ligadas à preservação de florestas nativas, à proteção da fauna, à preservação da qualidade da água de rios e córregos. São ações que em seu conjunto, asseguram o equilíbrio do ecossistema local.
A uisa também disponibilizou mudas para o plantio às margens do rio Sepotuba, um dos principais afluentes do rio Paraguai, durante o evento realizado pelo Rotary Club de Tangará da Serra Centro no dia 05 de junho. A 17ª edição do projeto Preserve o Rio Sepotuba reuniu cerca de 150 voluntários para a ação de coleta de resíduos descartados de forma irregular às margens do rio e para o plantio de árvores em pontos de erosão.
Outra iniciativa, foi a viabilização de mudas para ação ambiental desenvolvida pela Seara Alimentos, em Tangará da Serra. “Tivemos uma grande adesão dos nossos colaboradores, de pessoas realmente querendo plantar. Essa parceria é importante, nosso objetivo é de cuidar, de proteger o meio ambiente “, relatou a analista ambiental da Seara, Estela Azevedo.
As mudas disponibilizadas pela uisa, são cultivadas no viveiro mantido pela Companhia. No local, existem mais de 40 espécies de plantas nativas e frutíferas. A unidade tem capacidade produtiva para 200 mil mudas ao ano.