31/01/2023
Produtividade e vida útil dos canaviais são temas de encontro técnico realizado pela uisa
Meio AmbienteO encontro busca difundir informações obtidas a partir de experimentação realizada no Centro Biotecnológico da Biomassa (CBB) da Companhia
5º Encontro de Difusão Tecnológica Canavieira da uisa
Para criar novos canais de diálogo e construir relações cada vez mais sólidas com os seus fornecedores de cana, a uisa biorrefinaria vem desenvolvendo Encontros de Difusão de Tecnologia Canavieira. Em sua 5ª edição, a agenda reuniu, na última quinta-feira (26), especialistas internos e externos, empresas parceiras e fornecedores da Associação de Fornecedores de Cana do Vale do Rio Paraguai (ASSOVALE) para discutir sobre o tema “Produtividade e Vida Útil dos Canaviais”.
O encontro, que teve sua primeira realização em outubro de 2021, é uma iniciativa incorporada na agenda estratégica do Centro Biotecnológico da Biomassa (CBB) da uisa. Os encontros ocorrem a cada 04 meses, e já contam com um total de cinco edições realizadas. As temáticas debatidas buscam fomentar discussões capazes de auxiliar os fornecedores em suas tomadas de decisão, além de apresentar cases de experimentações realizadas na uisa.
A Head do Centro Biotecnológico de Biomassa (CBB), Gabriela Vieira, conta sobre o engajamento dos fornecedores na participação dos encontros. “O Encontro de Difusão de Tecnologia Canavieira está entre as ações do CBB para compartilhar o conhecimento desenvolvido dentro da uisa. Ver a participação massiva dos nossos fornecedores é muito gratificante, visto que o evento é pensado para eles. As empresas parceiras também são fundamentais, pois sozinhos fica mais difícil. E esse é o verdadeiro sentido da pesquisa e desenvolvimento realizados aqui: crescermos juntos”, diz.
O 5º evento foi realizado em parceria com a Sumitomo Chemical, empresa com foco no desenvolvimento, fabricação e venda de defensivos agrícolas. “Estamos indo para o 3º ano de parceria com a uisa. As duas empresas se alinharam muito no quesito inovação. Hoje a Sumitomo traz inovação para o campo, junto com a uisa, que leva essas informações para os fornecedores. A ideia é que tenhamos um agronegócio cada vez mais produtivo e energético”, conta Hanielly Vieira Oliveira, Representante Técnico de Vendas da Sumitomo Chemical.
O Professor, Fisiologista e Pesquisador, Dr. Márcio Domingues, conduziu o encontro explicando sobre a utilização de hormônios vegetais e fungos micorrizicos como ferramentas para o aumento de produtividade e longevidade das culturas. “O objetivo nosso é fazer com que as plantas expressem melhor o seu potencial produtivo mediante aos estresses. A necessidade de criar tecnologias e entendê-las, seja biológica, sejam os hormônios de crescimento, sejam bioestimulantes, micronutrientes, são fundamentais para que possamos elevar o metabolismo das plantas e deixá-las mais produtivas”, diz o pesquisador.
Na agenda programática, o professor também abordou os métodos que vêm sendo testados na uisa, como é o caso da Giberelina, hormônio que estimula o alongamento celular e contribui para o crescimento, uniformidade e desenvolvimento estrutural nas culturas, no caso da uisa, na cultura da cana-de-açúcar. Na oportunidade, foram apresentadas as análises de evolução de três aplicações realizadas em áreas de aproximadamente 13 hectares.
Ao final do encontro, os participantes também foram a campo conhecer de perto os ensaios realizados. “O encontro foi magnífico. Eu gostei muito dos resultados que eu vi ali. Eu já tinha feito, no ano passado, uma experiência com este produto da Sumitomo. Acho até que poderíamos desenvolver mais encontros destes, assim conseguiremos amadurecer a ideia das pessoas, pois é uma tecnologia que vem só para somar. Teve bastante participação entre os participantes, então, é uma troca de informação que enriquece muito o pensamento de todos”, conta Nerivaldo Gonçalves de Almeida, Fornecedor de Cana da uisa.