21/01/2022
Com foco no voluntariado, uisa dá início ao Programa Inclusão Sociodigital
Inovação e TecnologiaO Programa visa capacitar jovens em atividade de tecnologia, inovação e desenvolvimento social
A uisa realizou nesta quarta-feira (19), a aula inaugural do Programa Inclusão Sociodigital. O Programa foi desenvolvido pelas áreas de Tecnologia da Automação e Inovação e Recursos Humanos da uisa, para capacitar jovens em atividade de tecnologia, inovação e desenvolvimento social para atuarem dentro da Empresa.
Para o Diretor de Tecnologia e Inovação da Companhia, Rodrigo Ribeiro Gonçalves, o Projeto mostra que a uisa está fazendo a diferença por meio da simplicidade e inovação. “É extremamente gratificante para a uisa poder fazer parte da vida destas pessoas. Sabemos que atualmente, há um déficit de vagas na área de tecnologia e nós estamos atuando para isso, para ajudar a comunidade, para abrir portas para o mercado de trabalho e compartilhar um pouco de tudo que aprendemos ao longo da vida e de nossas carreiras”, relatou o Diretor.
No escopo do Programa, 10 jovens entre 16 e 18 anos foram selecionados para participar da primeira turma. O processo de seleção foi conduzido pela equipe de projetos do Florescer Ação Social e concluída pelo setor de RH da uisa. Para Marcelo Maniero, Gerente Executivo de Recursos Humanos da uisa, o projeto representa a criação de um vínculo ainda maior entre a companhia e a comunidade. A iniciativa marca a importância de construir ecossistemas cada vez mais preparados para a tecnologia, provocando mudanças e benefícios em toda a sociedade. Voltar os esforços para a criação de uma cultura digital com a comunidade, reforça a evolução necessária e urgente no desenvolvimento pessoal e profissional do ser humano".
Ao todo, 10 funcionários das equipes TAI e RH da uisa atuarão, de forma voluntária, na condução dos conteúdos sobre power bi, programação, suporte, manutenção, dentre outros. “Eu tenho muito orgulho de fazer parte da companhia, pois além te prover o sustento para região, ela se preocupa com a comunidade. A minha história como voluntário não é de hoje, já participei de outros projetos, ensinando aos jovens o caminho da tecnologia. Ser voluntário é retribuir um pouco de tudo aquilo que já recebemos, e a maior recompensa e saber que hoje estamos colocando uma pequena fração de jovens em um caminho promissor”, disse o Analista de Infraestrutura da uisa, Gustavo Barbosa Pereira.
Na proposta pedagógica do Projeto, serão 3 meses de aula teórica e, também, 3 meses de aulas práticas, realizadas dentro da uisa, onde quaisquer novas chances de trabalho, a Companhia dará oportunidade aos participantes do Programa. “O programa é uma grande oportunidade de para nós jovens que estamos ingressando no mercado, em nossa profissão. É um trabalho muito bem planejado que, com certeza, nos trará muito conhecimento para a vida. Eu estou muito feliz em poder fazer parte, a uisa juntamente com o Florescer estão de parabéns por essa iniciativa. A população precisa disso mesmo, de inovação, de mudanças. Eu tenho certeza de que este projeto fará muita diferença em nossa vida”, relatou Maria Franciele dos Santos, participante do Programa.