10/10/2022
Centro Biotecnológico da Biomassa da uisa realiza Dia de Campo para estudantes de agronomia da Unemat
InstitucionalOs acadêmicos conheceram as instalações do CBB e os processos desenvolvidos no local
O Centro Biotecnológico da Biomassa (CBB) da uisa, realizou nesta quarta-feira (05), visita técnica para a turma do 5º semestre de Agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Tangará da Serra. Durante a manhã, os acadêmicos puderam conhecer as instalações do CBB, bem como os processos desenvolvidos no local.
Durante o encontro, os alunos visitaram o espaço onde são produzidas e cultivadas as Mudas Pré-Brotadas (MPB), uma solução do setor que garante maior eficiência no controle de pragas agrícolas e possibilidade de diversificação varietal nos canaviais da uisa. A turma também conheceu a Biofábrica de Macrobiológicos, onde são produzidos bioinsumos como a Cotesia flavipes, utilizada em 100% das áreas da uisa. Fechando a visita, os acadêmicos conheceram o processo de manejo de pragas, na área agrícola da companhia.
“A inovação vista pelo CBB é aquela que envolve todos os agentes do ecossistema. Receber alunos, como foi esta visita da UNEMAT é valioso, pois permite que passemos a eles a realidade da Agroindústria do setor sucroenergético, não vista em sala de aula. Além disso, conseguimos despertar nos estudantes o interesse em conhecer melhor nossos processos, o que é indispensável, visto que eles serão os futuros profissionais que podem atuar nesta cadeia”, conta Gabriela Vieira Silva, Head CBB.
O encontro foi conduzido pela Head do CBB, Gabriela Vieira Silva; pela Coordenadora da Biofábrica de Macrobiológicos, Elcyanna Feu; pelo Coordenador da Biofábrica de MPB, Egídio Venturin e a Supervisora Lúcia Rezende; pelo Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento, Thiago da Cunha e pelo Supervisor de Pesquisa e Desenvolvimento, Wagner Silva.
“As visitas técnicas são extremamente importantes para a formação dos acadêmicos de Agronomia, pois eles têm a oportunidade de aprender na prática, os conteúdos teóricos ministrados em sala de aula”, relata Mônica Joseni Barbosa, Professora de Agronomia da Unemat.
O CBB é o centro que desenvolve inovações para a cultura da cana-de-açúcar, através de atividades de Manejo Varietal e Nutricional, Manejo de Pragas e Doenças Boas, Práticas Agronômicas e Inovações Industriais.
Conheça mais sobre o CBB em: https://www.cbiocana.com.br/