16/09/2022
1º Encontro de Bioenergia de Mato Grosso apresenta a importância da cultura da cana
EventosMembros da comunidade, professores, acadêmicos e estudantes das redes de ensino da região participaram da primeira edição do evento
A Cana-de-Açúcar e suas Contribuições Socioambientais foi o tema do 1º Encontro de Bioenergia de Mato Grosso, evento realizado pelo Movimento Agroligadas – núcleo Barra do Bugres, Barralcool, Senai e uisa.
O encontro, foi realizado nesta terça e quarta-feira (13 e 14), no Senai em Barra do Bugres e contou com a participação de mais de 700 pessoas. Durante o evento, as usinas Barralcool e uisa apresentaram os processos, através de cinco estações temáticas que demonstravam desde a produção do etanol e do açúcar, ações de ESG até as oportunidades de trabalho disponíveis em toda a cadeia produtiva.
“Nesta primeira edição do encontro, vimos um evento de altíssimo nível, com pessoas engajadas no propósito de unir energias para fortalecer o nosso setor na região. Essa união entre a Agroligadas, empresas Barralcool e uisa, Senar, Senai e Sindalcool é fundamental para fomentar a geração de emprego nos municípios próximos às usinas. Essas ações vão ao encontro do propósito da uisa em fortalecer as comunidades e colaborar cada vez mais para o desenvolvimento do estado e do país. Trabalho há 22 anos no setor e no agro, e há três anos tomei a decisão de vir para Mato Grosso. Sem dúvidas, estamos em uma região muito próspera, com empresas e instituições bastante importantes para os municípios da região. Isso desperta, além de emprego e renda para a população, uma paixão inexplicável por um setor que é resiliente e sustentável”, diz Marcelo Maniero Speltz, Diretor de Gente e Cultura da uisa.
Durante o evento, nas estações foram apresentados diversos assuntos que esclareceram o ciclo de produção da cana-de-açúcar. Na estação Profissões, foram exibidas as possibilidades de integrar as equipes das usinas. Já na estação Bioenergia e Biogás, foi apresentado a capacidade de geração de energia elétrica e o fluxograma da produção de biogás a partir da utilização resíduos da cana como vinhaça e a torta de filtro. Na estação Biocombustíveis, foi demonstrado, através de uma mini destilaria, todas as etapas do processo de produção do etanol. Na estação Açúcar, as etapas foram demonstradas através de amostras desde o caldo extraído até o produto acabado. A estação ESG apresentou as boas práticas nos pilares Ambiental, Social e Governança, com apresentação de números áreas de vegetação preservadas, fauna e flora, projetos socioambientais e certificações, além de ações sociais desenvolvidas pelo Projeto Doce Vida e pela Florescer Ação Social, bem como modelo de gestão e governança.
A representante da Agroligadas, Patrícia Camargo, ressaltou que o evento foi pensado para atender os dois pilares do Movimento Agroligadas, a comunicação e a educação. “O objetivo foi mostrar ao público, principalmente para os adolescentes, o desenrolar da cana e mostrar o que as duas usinas entregam para os municípios, em benefícios socioeconômicos, toda parte de proteção ambiental, todo cuidado que elas têm com a sociedade e com seus modelos de governança”, disse.
Alunos e professores da rede pública e privada de ensino, acadêmicos da Unemat e UNOPAR, alunos do Senai e Senar e demais membros dos municípios de Barra do Bugres, Nova Olímpia e Porto Estrela participaram do encontro. “Este evento, para nós, foi muito bom, pois tivemos a oportunidade de entrar em contato com a cultura da cana que está presente em nossos municípios e em nosso estado, só que muitas vezes, não temos a chance de aprofundar os conhecimentos sobre ela. Hoje, a gente pode conhecer sobre profissões e, também, o que é desenvolvido, como os produtos energia e açúcar, que são fabricados nas usinas”, relata Fernanda Sansão, estudante e participante do evento.
O Diretor Agroindustrial da uisa, Jari de Souza, também esteve presente no evento e contou sobre a importância da iniciativa. “Esse foi apenas o primeiro de muitas outras redes de parceria que virão. A uisa abraça iniciativas como estas porque acredita na força da cultura da cana e, todos os dias, trabalhamos para promover crescimento e o potencial deste setor tão importante para o nosso estado”, diz.
O 1º Encontro de Bioenergia de Mato Grosso marca o propósito das usinas e instituições em compartilhar o ciclo e os valores da cultura da cana com as comunidades. O evento ganhou destaque pelo modelo de realização, que foi desenvolvido de forma lúdica e dinâmica.