01/09/2023

Uisa reforça ações em tecnologia, bem-estar e sustentabilidade durante 1ª edição do Bioenova

Eventos

Soluções sustentáveis e energéticas foram debatidas com representantes do setor nacional de bioenergia

Inovação, bem-estar e sustentabilidade foram temas abordados pela Uisa durante a programação do 1º Bioenova - Encontro Nacional de inovação das Indústrias de Bioenergia, realizado na última semana, nos dias 24 e 25, no Centro de Eventos Fatec Senai em Cuiabá-MT. A primeira edição do evento reuniu empresários, executivos de indústrias, produtores e fornecedores de cana-de-açúcar, soja e milho, além de lideranças políticas para debater o tema "Conectando soluções rumo a um futuro mais limpo e energético”.

Em pauta, o presente e futuro do agronegócio local e nacional. O estado de  Mato Grosso tem se consolidado entre os principais produtores de etanol do país. Atualmente, é o terceiro maior fabricante do biocombustível - atrás de São Paulo e Goiás. Dados do BioindMT, que reúne indústrias de bioenergia de Mato Grosso, apontam que o estado deva produzir aproximadamente 5,3 bilhões de litros de etanol na safra 2023/24 – alta de 23% frente a 2022/23.

Durante o painel "Renovabio e o Mercado de Carbono", o coordenador de Sustentabilidade da Uisa, Luiz Carlos Machado Filho, destacou os pilares de ESG da companhia, como economia circular e agricultura regenerativa, além da agenda e metas do RenovaBio. “Pudemos expor parte do que a Uisa tem feito para minimizar sua pegada de carbono e demonstrar rotas de descarbonização, que objetivam a monetização de atributos verdes, além da nossa ambição em sermos Net Zero”, comentou.

Na temática “Saúde mental: um olhar para a sustentabilidade das pessoas e dos negócios”, Carina Spindola, gerente de Saúde, Segurança e Bem-Estar no Trabalho, destacou que é preciso reconhecer o bem-estar como um dos pilares transformadores da cultura de segurança para incorporar boas práticas à rotina profissional. “Assumimos a missão de cuidar de pessoas com propósito de encantar nossos clientes com entregas que promovam melhorias contínuas e uma cultura de resultados. Essa mudança está ligada a gatilhos comportamentais, como o social, psicológico, fisiológico e até o cognitivo”, analisou.

Por fim, durante o painel “Lógicas de automação para aumentar a confiabilidade do processo decisório”, Ede Ogusuku, gerente de Automação, compartilhou insights sobre as iniciativas em curso, planejamento estratégico, a trajetória da companhia na Indústria 4.0 e as ferramentas fundamentais para otimizar a rotina. “Foi um evento importante. Não apenas por oferecer um espaço para compartilhamento de conhecimentos, mas também para fortalecer parcerias e ampliar a rede de contatos”, disse.

O evento foi realizado por Bioind (Indústrias de Bionergia de Mato Grosso), SindiBio-MT (Sindicato das Indústrias de Biodiesel no Estado de Mato Grosso), Fatec Senai MT, Sistema Fiemt e SLO Consultoria Industrial.

Luiz Machado Filho, Coordenador de Sustentabilidade da uisa

Carina Spindola, Gerente de SSBET da uisa

Ede Ogusuku, Gerente de Automação da uisa

Representantes da uisa no Bioenova 2023

Representantes da uisa no Bioenova 2023

Categoria

Eventos

Tags

#uisa #uisabiorrefinaria #somosuisa #bioenova #biocombustivel #bioenergia #inovacao

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro das últimas novidades da uisa

divider
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Erro! Sua mensagem não foi enviada.
Site origem