03/05/2023

Biorrefinaria inicia curso de aprendizagem técnica de manutenção de máquinas pesadas para jovens de Nova Olímpia/MT

Desenvolvimento Humano

O programa visa a inserção de jovens no mercado de trabalho, em um período de dois anos de formação técnica-operacional

Com o objetivo de proporcionar qualificação profissional a jovens da comunidade onde está inserida, a uisa biorrefinaria deu início ao Programa de Aprendizagem Técnica de Manutenção em Máquinas Pesadas, uma parceria da biorrefinaria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O curso teve início nesta terça-feira (02), com aula inaugural para os 25 jovens que participarão ao longo de dois anos do programa.

O objetivo da biorrefinaria foi estruturar novo modelo de oferta de aprendizagem para o setor agroindustrial, por isso, de forma dinâmica e inovadora, o Programa foi desenhado para oferecer curso técnico e acesso ao mercado de trabalho para jovens com idades entre 17 e 22 anos, a partir de formação técnico-operacional.

Para Marcelo Maniero Speltz, Diretor de Gente e Cultura da uisa, o Programa visa estimular o poder de transformação das pessoas, por meio do desenvolvimento de jovens talentos em início de carreira. “O programa vem para profissionalizar jovens em suas formações técnicas alinhadas aos processos produtivos da uisa, gerando emprego, renda e protagonismo individual, a partir do desenvolvimento e avanços no decorrer das aulas. No futuro, esse aprendiz poderá se tornar técnico com alto conhecimento em planejamento, controle e execução de atividades relacionadas às máquinas agrícolas. Esse processo de aprendizado é uma das formas de devolver à comunidade parte do bem que ela nos oferece”, conta o diretor da biorrefinaria.

Amparado pela Lei da Aprendizagem (10.097/2000), o programa propôs para esta edição aumentar a jornada de desenvolvimento dos aprendizes para um período de dois anos, possibilitando a ampliação do processo de aprendizagem e competências, além de oportunizar aulas laborais nas áreas de atuação da uisa, para que os alunos coloquem em prática o conhecimento adquirido.

“Sabemos que temos um longo caminho pela frente, pois são dois anos de aprendizagem, mas eu tenho certeza de que todos eles irão se sentir agraciados pelo nível de conhecimento que terão e pela abertura e acesso ao mercado de trabalho, que está sendo oportunizado neste momento”, conta Jeferson Crestani, Supervisor da Regional do Senar-MT de Campo Novo do Parecis.

Os aprendizes serão acompanhados por um instrutor do SENAI, que irá trabalhar o plano de ensino com os participantes, durante as aulas realizadas em tempo integral. 

Para o Gerente do SENAI de Barra do Bugres, Muller Emanuel Fernandes, essa modalidade de aprendizagem conta com o diferencial de terem carga horárias mais ampla, são mais robustos e oferecem maior base de sustentação para o aprendiz. “A expectativa ao longo destes dois anos é justamente proporcionar mão de obra qualificada, com maior desenvolvimento de competências, que atendam as necessidades do mercado”, destaca o gerente.

Os participantes serão remunerados durante os 24 meses de curso e contarão também com diversos benefícios oferecidos pela uisa. “Para mim, essa aprendizagem representa o ponto inicial para minha carreira profissional. O programa já fez a diferença na vida de muitos jovens. Então toda essa dinâmica de aulas teóricas e práticas é um encaixe perfeito, para um jovem ingressar no mercado de trabalho. Irei ter a oportunidade de trabalho em uma grande empresa (uisa), e isso para mim é tudo”, relata Cristieli Pereira, aluna do curso.

Com a iniciativa, a empresa abre mais uma frente de oportunidade para qualificar mão de obra na região, assim como, ampliar a oferta de emprego e renda por meio de programas sociais.

Categoria

Desenvolvimento Humano

Tags

#uisa #programadeaprendizagem #desenvolvimentohumano #senar #senai #uisabiorrefinaria

Inscreva-se em nossa newsletter

Fique por dentro das últimas novidades da uisa

divider
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Erro! Sua mensagem não foi enviada.
Site origem